Desafio 100×1 – Maio

Hey, pessoal!

Cá estamos nós para mais um “relatório” do que rolou no desafio 100×1. Maio foi, digamos, o mês dos jogos rápidos. Com pouco tempo pra jogar, financiamento do Sereias rolando e outros protótipos em desenvolvimento, essa nos pareceu uma boa saída pra conseguir aproveitar as oportunidades.

Vamos ver o que conseguimos jogar? Chega aí!

Resumo:

51 – Senda Zen
52 – Aljubarrota: a Batalha Real
53 – Flip City
54 – Tides of Time
55 – Heróis de San Villano
56 – Jamaica
57 – Attack on Titan: The Last Stand
58 – Lift It!


51 – Senda Zen

Senda Zen.jpg

Senda Zen é um dos lançamentos mais recentes da Ludens Spirit – outra editora na qual a Sra. Meow está trabalhando – e que inclusive teve mão dela na produção. Já havíamos jogado esse abstrato antes, mas como era um sigilo, vamos contar que essa foi a primeira partida.

Ele foi feito especificamente para 2 jogadores, e nós gostamos de jogos assim. Embora seja um abstrato, ele tem uma carga temática curiosa e, diria até, poética. Ele narra a história de dois sábios percorrendo seus caminhos de forma pacífica, tentando chegar ao seu objetivo. Há uma competição, mas não há batalha; um jogador não pode invadir o espaço do outro, apenas moldar o caminho.

O jogo não é exatamente sobre entretenimento, mas sim reflexão. Ele nos traz a dúvida, nos faz observar e pensar com cautela sobre o próximo passo. E escapando da metáfora e trazendo isso para a vida real, wow, o jogo é sim muito temático.

Claro que mover peças e deslizar tiles não é temático, então tudo o que falei aqui é fruto da abstração. Mas o jogo vale muito a pena e é um produto bem único no mercado, que tá merecendo a boa receptividade.


52 – Aljubarrota: a Batalha Real

aljubarrota.jpg

Pegamos uma noite pra jogar uns jogos curtos e rápidos. Às vezes acaba sendo melhor que jogar um único jogo maior, porque a cabeça tá muito cheia e fica difícil se concentrar tanto e tirar diversão disso.

Aljubarrota chegou na nossa coleção num sorteio. Ele não é muito nosso tipo de jogo, e o consideramos bem simples. Dentre os jogos de destreza, ele não fica entre os melhores. Mas, vejam só, ele ainda está em nossa coleção.

Vez ou outra a gente joga ele só pra passar o tempo, e acaba funcionando.


53 – Flip City

flip city.png

Este é um dos joguinhos rápidos e pequenos que nós gostamos bastante. Ele é um deckbuilding bem original, embora simples, porque traz um conceito de “evoluir a carta”, que é justamente o flip do nome.

Por ser simples e um deck com baixa variedade de cartas, ele não traz taaaantas opções estratégicas, mas ainda assim é um pequeno grande jogo que vale a pena ter e manter na coleção!


54 – Tides of Time

tides of time.jpg

Este aqui é um queridinho do Sr. Meow.

É um jogo elegante, enxuto e sem firulas. É chamado por alguns de “micro jogo” também, e só percebemos isso depois de nos juntarmos com a Diceberry para fazermos joguinhos assim! Tem uma mecânica simples de draft e cada carta pontua de uma forma, então ele é quase um machine building, em que você precisa de cartas que combem com os efeitos umas das outras.

Já jogamos bastante quando compramos, mas agora ele quase nunca vê mesa. Mesmo assim, é outro pequeno grande jogo da nossa coleção.


55 – Heróis de San Villano

herois de san villano.png

Eis que Heróis de San Villano foi pra nossa mesa depois de pronto!

Sim, porque jogamos este jogo várias vezes enquanto ele ainda era um protótipo em fase de testes (orgulhinho de ter colaborado de alguma forma com esse baita jogo!)

Meus amigos, o trabalho ficou primoroso! A arte é linda, o design gráfico está a altura da arte, as mecânicas são criativas e originais e a produção, num geral, ficou supimpa!

O estilo do jogo não é exatamente o que mais curtimos, e acho que só por isso não colocamos ele na lista dos melhores nacionais. Mas é só por isso mesmo.

Ah, e é muito legal ver a participação especial de personagens de outros jogos, como nossa sereia Jaale (do Sereias) e Pamu, o demônio ancestral (do Cartas a Vapor).

Agora é esperar ansiosamente para os próximos jogos da Dijon, que são sempre muito diferentes e divertidos de se jogar!


56 – Jamaica

jamaica.jpg

Dia 25 de maio foi Dia da Toalha e Dia do Orgulho Nerd. E no dia 26 teve uma super comemoração pra isso na Ludus Luderia. Quem tava lá? Potato Cat e sua trupe!

Chamamos alguns amigos e fomos passar a tarde/noite lá, e conseguimos aproveitar 3 jogos bem distintos.

O primeiro foi o Jamaica. Um jogo relativamente grande, mas de regras bem simples. Ao nosso ver, um excelente gateway, bem gostosinho de jogar. Apesar de funcionar bem na casa, talvez, no entanto, não o teríamos na coleção pessoal.


57 – Attack on Titan: The Last Stand

attack on titan.png

O segundo jogo do dia foi essa belezura aqui. Estávamos bem curiosos com o Attack on Titan, porque ele tem um mega apelo visual, com aquele gigante cartonado.

Confesso, não assistimos o anime nem nada, então sabemos pouco da história. Vale a pena dizer, porém, que saber a história não é pré-requisito pra jogar, então tudo tranquilo, tudo beleza!

O jogo agradou – talvez mais Sr. Meow do que Sra. Meow. Basicamente, é um jogo de dados, em que cada jogador controla um personagem e tem algumas habilidades diferentes. A graça está no chefão, que tem um deck de ações pra usar e cada vez que você joga é um chefe diferente.


58 – Lift It!

lift it.jpg

E por fim jogamos Lift It, um jogo de destreza bem engraçadinho. A gente praticamente ignorou as regras e jogamos mais por diversão até cansar, não até cruzar o tabuleiro e definir um vencedor.

Em Lift It, em sua vez, o jogador revela uma carta de objetivo e deve empilhar as peças (segurando um mini guindaste) de acordo com o indicado na carta. O legal? Às vezes você tem que fazer isso com a cabeça! Sim, é isso mesmo. Você coloca uma faixa na cabeça e prende o “guindaste”. Aí com a cabeça (é engraçado, mas também dá raiva), você vai pegando as peças e empilhando.

Jogo bem doidinho. Achamos divertido.


Vocês sabem que o que é bom dura pouco, e isso quer dizer que o dia acabou, e que depois o mês acabou, e o que tiramos de resultado foram 8 novos jogos jogados.

Nossa média agora vai ser mais ou menos essa, acredito, o que quer dizer que: SERÁ QUE A GENTE CONSEGUE?!

Já ansiosos para saber o resultado do próximo mês. Então logo eu volto pra compartilhar as jogatinas.

Um abraço batatoso em vocês,
Gato Batata

Anúncios

Publicado por

Potato Cat

Olá! Eu sou um gato. E uma batata. E também uma empresa de jogos. Leia um pouco do conteúdo desse blog e certamente você saberá bem mais sobre mim ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s