Cartas a Vapor

Sejas muito bem-vindo(a) a Porto Alegre dos Amantes! Casa de aventureiros místicos, de autômatos movidos a vapor, de nobres com reputação duvidosa e, é claro, de mistérios que clamam por uma resolução. Muitas coisas estranhas vêm acontecendo por aqui, e cabe a ti trazer um desfecho para essas histórias.


Cartas a Vapor é um card game desenvolvido e lançado em 2016 pela Potato Cat, em parceria com a Brasiliana Steampunk, com artes de Bruno Accioly, logo de Marcus Lorenzet e design de produto por Jéssica Lang.

Nele, você toma o lugar de um herói inusitado ou de um vilão nefasto na busca de trazer um fim aos pitorescos eventos desse universo retrofuturista.

O jogo possui mecânicas baseadas em jogos clássicos de baralho, porém adornadas com ferramentas fantásticas, cenários históricos, personagens incríveis e missões intrigantes.

Neste blog, você irá encontrar tudo (ou quase tudo) sobre o processo de criação desse jogo, além de algumas prévias exclusivas e participações especiais de nossos amigos envolvidos. Curioso? Então dá uma olhada nos links abaixo! Você também pode acessar o site oficial para saber os detalhes dos componentes e tudo mais.

Quer adquirir sua cópia de Cartas a Vapor para embarcar nas inúmeras aventuras de Porto Alegre dos Amantes? Confira esta lista de lojas parceiras e escolha a sua predileta!

 

DevLog #01 – O Primeiro Contato
Neste DevLog, vosso Humilde Narrador, o Gato Batata, conta como foi sua primeira experiência ao tentar criar um jogo para a Brasiliana Steampunk e como se deu este primeiro contato.


DevLog #02 – Simples, Não Simplório
Neste DevLog, seu querido amigo felino-tubérculo, eu, o Gato Batata, continua a narrar os desafios e soluções do processo inicial de desenvolvimento do Cartas a Vapor.


DevLog #03 – Bem Vindo ao Mundo dos Jogos
Neste DevLog, seu querido Gato Batata… Ah, não… Espera um pouquinho… Não fui eu quem escreveu esse! Na verdade, é autoria de nosso (também querido) amigo, Enéias Tavares, autor de A Lição de Anatomia do Temível Doutor Louison, e parceiro essencial para a criação do Cartas a Vapor. Mais abaixo ele nos dá umas palavrinhas a respeito de suas primeiras experiências com o mundo dos jogos e, mais precisamente, com o início de nossa deliciosa parceria.


DevLog #04 – As Vantagens de Edward Mãos-de-Tesoura
… Hoje nosso DevLog será sobre protótipos! O que é isso? Como fazer? Para que serve? Com a ajuda de Sr. e Sra. Meow, vou responder essas perguntas e mostrar para vocês como é possível jogar um jogo antes de terminá-lo.


DevLog #05 – DéJà Vu
Hoje, o Gato mais batata que você irá conhecer, que sou eu, conta para você sobre a estranhíssima sensação de DéJà Vu que você sente quando precisa fazer um ajuste em algo. Ou melhor dizendo, eu, o Gato mais batata que você conhece, estarei contando sobre a estranhíssima sensação de DéJà Vu que você sente quando está desenvolvendo um jogo e… Espera… Você entendeu.


DevLog #06 – A Arte de Ensinar
Existem muitas coisas simples nesse mundo, mas isso não quer dizer que você conseguirá explicá-las facilmente. Neste DevLog, o gato batata mais delicioso que já existiu neste planeta, que sou eu, conta um pouco a respeito do processo de ensinar um jogo, seja pessoalmente, seja por manuais e afins.


DevLog #07 – O Baralho
Chegou a hora de compartilharmos algumas prévias das cartas oficiais do Cartas a Vapor! E, com a deliciosa narrativa do igualmente delicioso Gato Batata, que sou eu, vamos conversar também a respeito da ambientação por trás dessas “peças chaves” de nosso jogo.


DevLog #08 – As Ferramentas
Depois de falarmos sobre o baralho comum no Cartas a Vapor, o Vosso Humilde Narrador, o Gato Batata, decidiu que era tempo de apresentar as Ferramentas, com direito a algumas prévias tão deliciosas quanto batatas quentinhas (ou quase).


DevLog #09 – As Missões


Cartas a Vapor é um jogo com baralho semelhante aos baralhos clássicos, porém com ferramentas fantásticas que dão um quê a mais à jogabilidade. Além disso, existem também as Missões. Quer entender um pouco mais e ainda por cima ver uma prévia inédita? Então este DevLog é para você.


DevLog #10 – Os Cenários

Seja muito bem-vindo(a) a Porto Alegre dos Amantes! Ah, espera, você já esteve por aqui pelo que parece. Conhece nossas engrenagens (baralho), nosso construtor (ferramentas) e até mesmo ouviu falar dos eventos sinistros que estão acontecendo por aqui (missões)… Como assim você não sabe como é a vista da Ilha dos Desencantos? Você não chegou de aerostato no Aerocampo Salgado Neto? Deve ter alguma coisa errada! Vamos mostrar para você algumas imagens para ver se elas refrescam sua memória! E quem vai lhe mostrar isso? Ora essas, eu! O guia mais batatoso dessas bandas, o Gato Batata! Vem comigo!


DevLog #11 – Os Personagens


Você alguma vez já quis ser um Médico Renomado? Ou quem sabe uma Médium Indígena? Talvez, dependendo de como andam suas vontades obscuras, já tenha passado pela sua cabeça se tornar um Empresário Maquiavélico? Ou, assim como este Gato Batata aqui, já tenha sonhado em se tornar um Demônio Ancestral? Bem, tenho uma boa notícia para você! Em Cartas a Vapor você pode assumir o papel de todas essas personalidades e muitas outras! Todas elas presentes no universo de Brasiliana Steampunk em suas obras lançadas e aquelas que estão por vir. Quer saber mais? Este DevLog é para você.


DevLog #12 – Heróis & Vilões


Enquanto Senhor & Senhora Meow, meus queridos pais, estavam ocupados confeccionando protótipos reais das ferramentas de Cartas a Vapor para fins de teste de verossimilhança, percebi uma estranha luz vinda de um de nossos depósitos de engrenagens. Quando alcancei o pequeno cômodo, encontrei, envolta numa estranha gosma ectoplasmática, um pequeno pedaço de papel. Nele, inscrições de tempos longínquos descrevem, numa estranha e quase profética coincidência, algo muito semelhante ao nosso processo criativo de Cartas a Vapor


DevLog #13 – Expansões
Seja para quem já leu, ou para quem ainda não experimentou, é importante ressaltar aqui que o universo de Brasiliana Steampunk é muito vasto, com histórias que se entrelaçam e personagens únicos e cheios de carisma. Quando meus pais começaram a criar o jogo, tinham em mente que não seria possível abraçar todas essas características em um único jogo… mas, isso é o que pensávamos!


DevLog #14 – Financiamento Coletivo
Sabe aquela sensação de abrir um caderno antigo, todo empoeirado, pra voltar a escrever nele? Pois bem, é mais ou menos isso que eu sinto agora ao voltar a digitar no blog com minhas pequenas patas de batata. Tanta coisa aconteceu nesse tempo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s