#05 Sereias – Uma breve pincelada: Ilustração e Iconografia

Hey marujos!

Que tal mais um papo sobre o jogo Sereias? Se você acabou perdendo algum de nossos DevLogs anteriores, dá uma checada aqui pra ficar a par de tudo. E se você já leu os outros capítulos, vamos em frente!

O papo da vez será sobre ilustração. Eu, o Gato Batata, vou falar sobre nossas referências e objetivos de estilos, cores e traços para o jogo, e como isso funcionou com as duas responsáveis por essa parte do projeto, a Mariana Livraes e a Jéssica Lang.

Todos a bordo? Então vamos nessa!


A ilustração do Sereias foi um dos pontos mais discutidos entre nós da Potato Cat e os autores do jogo, o Joca e a Sabrina. Para um jogo de tema tão único e novo para o mercado de board games, acertar na arte e no visual de forma geral era essencial.

Sereias é um jogo leve, divertido e com um toque sutil de humor negro – afinal, como será que elas pegam os chapéus dos marinheiros? Ou você acha que eles simplesmente entregam de bom grado?! Ainda, o jogo é destinado a famílias e muito bem aceito por crianças. Sabendo disso, parecia mais do que óbvio que o jogo precisava ser bem chamativo e cativante, sem deixar tão claro o lado mais obscuro das nossas musas.

Enquanto buscávamos um visual colorido e vibrante para chamar a atenção, o fundo mais clean das cartas parecia agradar o público, por isso decidimos mantê-lo para a versão final.

Nossas três maiores referências para o visual do jogo foram Coup e Schotten Totten pelo layout mais clean e Kanagawa pela qualidade na pintura.

montagem01.png
Da esquerda para a direita, Coup, Schotten Totten e Kanagawa

Instantaneamente, Sra. Meow decidiu que a pintura em aquarela seria incrível para o jogo. Um estilo pouco usado em board games, colorido porém sutil, e que ainda combinava perfeitamente com o tema aquático!

Depois de umas pesquisas, encontramos a Mariana Livraes, que se mostrou ideal para o que precisávamos. Começamos a trabalhar com ela cedo, e o trabalho fluiu muito bem.

Uma de nossas dificuldades foi acertar o tom da arte, algo como uma mistura entre sedução, humor, sarcasmo e graciosidade. Em contrapartida, uma de nossas certezas era de que nossas sereias precisavam exalar diversidade, fugindo do padrão e reconhecendo diversos tipos de beleza. Acreditamos que a Mariana tenha acertado em cheio nesses dois aspectos, criando 5 sereias com características bem expressivas, diferentes e agradáveis aos jogadores.

sereias.png
Além das cores, cada sereia possui outras características diferentes, como etnia, idade e estrutura física.

Além da arte das sereias, também temos no jogo cartas de embarcações e artimanhas, que foram igualmente divertidas de compor. As sereias são mais detalhadas que essas outras cartas, pois são o foco principal do jogo e merecem esse estrelismo.

Mas algo que nos satisfez demais foram os elementos de humor encontrado nas artimanhas – como a banda de golfinhos e o megafone feito de concha – e o estudo histórico feito em cima das embarcações – tanto para compor navios de portes diferentes quanto em seus ornamentos, que sempre fazem referência a uma etnia/nação específica.

montagem02.png
A banda de golfinhos e o navio pirata certamente refletem muito bem a atmosfera maluca e divertida do jogo!

E por fim, mas não menos importante, tivemos nosso trabalho de design gráfico. Ainda estamos colhendo feedback sobre ele, pois é um dos pontos mais importantes do jogo, influenciando diretamente na jogabilidade. O resultado, até agora, tem sido bastante positivo, e a Jéssica Lang como sempre tem sido ótima no seu trabalho!

O jogo mistura de uma forma legal os conceitos de “navegação” e “música”, então toda nossa iconografia trabalha em cima disso, com notas musicais, estrelas do mar, âncoras e outros elementos na mesma pegada.

montagem03.png
À esquerda temos uma carta de artimanha e à direita uma carta de sereia, ambas comporão o baralho de repertório do jogo.

Então, vem aquela pergunta. O que vocês têm achado do visual do jogo? Deem suas opiniões, apontem os prós e contras que vocês encontram. A gente sempre tenta absorver essas informações e fazer do projeto algo ainda melhor!

E, enfim, vou indo nessa. Em breve voltamos com mais um DevLog sobre o Sereias. Enquanto isso não acontece, não deixem de seguir a gente na nossa página do facebook e também na página criada especialmente para o jogo.

Um abraço de gato!

– Gato Batata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s