#04 Sereias – Acordos, Alianças e Outros Assuntos de Navegantes

Olá amigos!

Chegou a hora de mais um DevLog sobre o Sereias, jogo que está pertinho de entrar em financiamento coletivo! E antes de mais nada, se você não conferiu os capítulos anteriores, você pode acessá-los por aqui.

Dessa vez não daremos a palavra ao Joca – acalmem-se, ele ainda vai falar mais sobre o jogo em capítulos futuros -, pois nosso tema da vez tem muito mais a ver comigo, o Gato Batata, e com a equipe da Potato Cat. Isso porque hoje vamos falar porque decidimos publicar esse jogo e como tem sido nossas tarefas e relações entre editora – game designers.

Então não vamos mais ficar enrolando, certo? Bora ler!


Acordos, Alianças e Outros Assuntos de Navegantes
por Gato Batata

Nosso primeiro contato com o Joca e com a Sabrina foi em 2017, pouco antes da edição carioca do Diversão Offline. No entanto, ainda que soubéssemos que eles eram game designers, não chegamos a conhecer e jogar o Sereias por lá.

Foi depois de nossa volta à SP que começamos a ver matérias sobre o evento e percebemos que o Sereias (além de outros protótipos) havia se destacado bem, e logo corremos atrás dos autores para conseguir testar o jogo à distância mesmo, via Tabletopia, e tomar nossas próprias conclusões.

sereias no doff2017.jpg
Mesa do Sereias durante o Diversão Offline 2017

Na época, testar o jogo nos trouxe um misto de sensações e opiniões. O jogo parecia ter um potencial incrível, um tema certeiro e objetivos muito aceitáveis pelo nosso mercado. Por outro lado, ele ainda era um esqueleto meio torto, com defeitos e vários pontos a serem estudados e melhorados.

Foi mais ou menos nessa época também que estávamos discutindo muito a respeito de nosso futuro como empresa e também sobre nossas responsabilidades como estúdio e como editora.

Juntando essas duas questões e também nosso grande desejo de incentivar e colaborar de alguma forma com o game design nacional, principalmente quando se trata de autores novatos e sem nenhuma fama, que decidimos: Sereias seria nosso primeiro jogo não desenvolvido dentro da Potato Cat.

Tomar essa decisão não foi muito simples. Teríamos a tarefa de explorar o potencial que o jogo apresentava e nortear os autores para que todos os defeitos fossem corrigidos. Nem sempre é fácil fazer isso. Às vezes jogos com potenciais altíssimos são deixados na gaveta, justamente por não atenderem a determinadas expectativas. Essa tarefa, porém, era justamente o desafio que queríamos encarar.

A partir dessa tomada de decisão, muita coisa aconteceu e ainda está acontecendo. Desde o primeiro contato com Joca e Sabrina, tivemos a certeza que seria um trabalho muito divertido e colaborativo, em que todos têm voz e se ajudam em prol de um produto com extrema qualidade.

Eles são bem empenhados no desenvolvimento do jogo e nós fizemos questão de atuar diretamente no game design também, testando, analisando, moldando e lapidando arestas. Devo admitir que esse trabalho de game producer tem sido uma tarefa nada fácil, um aprendizado bem grande, mas também extremamente gratificante pra nós.

sereias-no-doff2018sp.jpg
Sabrina, Samanta, Kevin e Jorge, durante o Diversão Offline 2018 SP.

Foi tarefa da Potato Cat também correr atrás de outros profissionais competentes para deixar o jogo, além de bem formulado em questão de regras, bonito e com qualidade ímpar. Além de nossa atual formação Kevin Talarico (game producer e editoração), Samanta Talarico (game producer e editoração) e Jéssica Lang (design gráfico), chamamos a Mariana Livraes pra completar nossa equipe com suas belas ilustrações.

Atualmente, temos uma equipe grande e concisa, e um jogo quase pronto! Ainda temos muito trabalho pra fazer, mas certamente nosso primeiro passo para publicar jogos de outros autores foi um grande acerto!

E pra falar um pouco mais sobre o que nós melhoramos no jogo, no próximo capítulo, o tema será a “ilustração”, visto que ela tem sido um dos pontos mais comentados por aí.  

Mas hoje, vou ficando por aqui. Volto em breve, e até lá fiquem de olho nas nossas novidades pelo Facebook e acompanhem as datas de playtest aberto do jogo. Quem sabe você não participa dessa reta final pré-financiamento!

Um abraço peludo!

– Gato Batata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s