#03 Sereias – Prototipando em Águas Desconhecidas

Olá amigos!

Hoje é dia de continuar falando sobre o desenvolvimento do jogo Sereias, do Jorge e da Sabrina. Mas antes de mais nada, se você ainda não leu o DevLog 01 ou o DevLog 02 do jogo, trate de ler agora!

Nesse terceiro capítulo, o Jorge (Joca) Rocha continua falando sobre os primeiros passos na criação do Sereias, e explica quais foram os desafios, métodos e resultados de fazer um protótipo. Dessa vez também temos algumas imagens e até um spoiler da arte nova.

Tá curioso, né? Então vamos ler!


Prototipando em Águas Desconhecidas
por Jorge Luís Rocha

Quem desenvolve jogos tem sempre em mente esta máxima: uma ideia ainda não é um jogo.

Então, assim que Sabrina e eu construímos uma ideia mais sólida a respeito de como o Sereias poderia funcionar, partimos para a construção básica do primeiro protótipo de jogo. Os materiais eram simples, como a “cartilha” do desenvolvimento de jogos de mesa recomenda: uma folha de A4 riscada a lápis marcava a posição dos navios que passam pela Costa, estes representados por cartas de navios piratas do jogo “Loot” (Reiner Knizia), enquanto as sereias eram representadas por cartas de baralho comum. Inclusive, vale dizer que o Dr. Knizia nos ajudou muito, já que usamos o balanceamento de seu jogo para facilitar os primeiros testes.

Como geralmente acontece, o jogo funcionou em algumas configurações, como para dois jogadores, em que o decorrer do jogo era bem divertido e desafiador. Em outras configurações, o jogo “quebrou” miseravelmente (ou seja, as regras básicas de funcionamento falhavam muito em algumas situações), como para três e quatro jogadores, já que a jogabilidade nesse caso se mostrava muito irregular, devido ao desequilíbrio e à pouca diversidade de elementos. Entretanto, ficamos bastante animados, pois víamos ali um potencial de que o jogo poderia se tornar algo bem interessante.

Imagem 1 - DevLog 3.png
1ª versão de Sereias produzida em gráfica, com regras e elementos antigos, como o tabuleiro e os tokens

Passados muitos testes e diversas mudanças, o jogo já tinha uma personalidade, mas notávamos um longo caminho até que ele chegasse ao ponto desejado. Então, para intensificar o número de testes e feedbacks, produzimos uma versão mais “bonitinha” do protótipo, para levar aos eventos e atrair mais público para jogar. As cartas tinham uma configuração simples, pois nosso conhecimento de design era limitado, o que nos levou a focar no uso de imagens preliminares sobre fundo branco. Isso acabou dando muito certo! As pessoas acharam o visual do jogo simpático, o que atraía muita gente a jogar o Sereias nos eventos.

O fluxo intenso de testes durante o desenvolvimento do jogo nos levou a ter muitas versões de componentes, tendo sido vários deles excluídos do jogo, reformulados ou retematizados. Um dos elementos que “sobreviveu” desde as versões iniciais, passando apenas por reformulações, foi o Megaconcha, que antes possuía um tom mais tecnológico e gradativamente foi sendo adaptado ao tema marítimo, culminando na nova arte (spoiler!) feita pela ilustradora Mariana Livraes e com layout da designer Jéssica Lang.

Imagem 2 - DevLog 3.png
Versões da carta Megaconcha, desde uma de suas primeiras versões até a arte original

E aproveitando esse assunto, do ciclo de testes e das novas artes de Sereias, os próximos DevLog serão escritos pelo pessoal da Potato Cat e vão abordar um pouco da visão editorial do jogo! Mas eu também volto em breve com mais assuntos bacanas! Até lá!


E aí, curtiram o visual novo da carta?

O protótipo novo do Sereias já está pronto e começará a ser exposto em eventos!!
Todos que encontrarem o Joca e a Sabrina pelo RJ, ou o Kevin e a Samanta da Potato Cat em SP, poderão conhecer e jogar esse belezinha.

E pra você ficar sabendo onde estaremos, e também outras novidades legais, não deixe de seguir a gente no Facebook e no Instagram.

Até o próximo DevLog!

– Gato Batata

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s