#02 Sereias – Sobre Sereias e Mecânicas

Olá a todos!

Chegou a hora do segundo capítulo do DevLog do jogo Sereias, dos nossos amigos Jorge Luís Rocha e Sabrina do Valle – e que em breve estará em Financiamento Coletivo!

Como vocês viram no último capítulo – se não leu, tem que ler agora, hein? – o primeiro estalo para a criação do jogo foi o tema “Sereias”. Mas será que as mecânicas surgiram de forma tão natural assim também? Pois bem, o texto de hoje, escrito mais uma vez pelo Jorge (Joca) Rocha, fala sobre como tema e mecânica, para esse jogo, encaixaram tão bem.

Bora ler?


Sobre Sereias e Mecânicas
por Jorge Luís Rocha

Após aquela ideia de tema, estávamos empolgados. Sabrina e eu tínhamos concordado que o tema “sereias” trazia muitas possibilidades, e por isso passamos um bom tempo discutindo como eu poderia materializá-lo em um jogo. Um caminho encontrado foi o de explorar detalhes temáticos, entendendo os elementos para enxergar neles algumas mecânicas que pudessem se encaixar de forma interessante. Não sabíamos ainda ao certo, mas ali começava um trabalho que duraria um bom tempo!

O primeiro elemento temático muito óbvio era o canto das sereias, que mitologicamente teria o objetivo de atrair os marujos desavisados. Consequentemente, um jogo com esse tema deveria, na nossa concepção, girar em torno de sereias cantando para embarcações. Disso, surgiram os conceitos principais relacionados à temática: “canto”, “voz”, “embarcações”, “navegantes”, “atração”. Ou seja, havia ali um apelo musical e marítimo forte. Além disso, na imagem mental que tínhamos de sereias, elas quase sempre estavam junto a pedras, então a ambientação poderia estar relacionada a uma encosta marítima. Era um bom repertório conceitual para que compuséssemos um arranjo harmonioso de mecânicas (sim, isso foi um trocadilho musical, tenho esse mau hábito).

Como geralmente acontece, enquanto pensava nesses elementos temáticos, uma historinha começou a surgir pelas minhas ideias, girando em torno disso, então Sabrina e eu fomos construindo essa trama mentalmente: em uma baía (que mais tarde virou uma costa marítima), havia várias sereias, o que fazia com que o lugar fosse conhecido por ser muito perigoso para a navegação. Ainda assim, por ser um trajeto essencial para diversos destinos, ainda servia de caminho para vários navegantes. Porém, com o passar do tempo, o lugar ficou cheio de sereias, o que fez a competitividade aumentar e a eficácia do seu canto diminuir, para a sorte dos homens que ali passavam. Com isso, foram convocadas regentes de música para reunir corais de sereias, de acordo com seus diferentes timbres vocais, obtendo mais força vocal para atrair a tripulação das embarcações. Era isso! Essa historinha foi o que acabou gerando a composição de mecânicas que utilizaríamos. Pode-se dizer então que, no Sereias, o tema precedeu decisivamente as mecânicas, e talvez tenha sido justamente isso que norteou todas as escolhas que fizemos no desenvolvimento, a partir de então.

Ou seja, tínhamos já algumas mecânicas básicas para testar. Primeiramente, um gerenciamento de mão, usando quatro sereias de diferentes tipos vocais, que pensávamos na época em classificar como os tipos reais de vozes para canto (contralto, mezzo, soprano e tenor – falaremos mais sobre isso em outra conversa mais à frente), o que nos foi trazendo ainda mais ideias temáticas. Além disso, consideramos um sistema de pontuação baseado em navios de diferentes capacidades, que cobrariam também corais de diferentes capacidades para capturá-los. E por fim, havia a mecânica talvez mais complexa, que era a de movimentação de navios, a partir do soprar dos “Ventos”, um elemento fundamental para o jogo.

Faltava agora prototipar o jogo, e é sobre isso a próxima crônica, que em breve trazemos até vocês! Até lá!


Bom, é isso aí. Daqui 2 semanas a gente volta com mais texto e também imagens dos protótipos pra vocês conferirem a evolução do jogo.

Enquanto não voltamos, não se esqueçam de seguir a gente no Facebook e no Instagram, por onde postamos atualizações fresquinhas tanto do Sereias quanto dos nossos demais jogos.

Te vejo em breve! Meow!

– Gato Batata

Anúncios

Um comentário sobre “#02 Sereias – Sobre Sereias e Mecânicas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s