#01 Sereias – “Queria um jogo sobre sereias!”

Olá pessoal! Este é o primeiro capítulo do DevLog do jogo Sereias, dos nossos amigos Jorge Luís Rocha e Sabrina do Valle, e que entrará em financiamento coletivo muito em breve, no final de 2018.

Esse texto é dedicado a todos os humanos, gatos, batatas, sereias e tritões que, por algum motivo feliz, se interessaram por nosso projeto. A cada 2 semanas estaremos por aqui, com um pouquinho de conteúdo sobre o jogo e seu processo de criação!

Para começar, o Jorge (Joca) Rocha vai falar sobre… o começo de tudo e como veio a nascer o Sereias. Vamos ler?


“Queria um jogo sobre sereias!”
por Jorge Luís Rocha

Era abril de 2017, pouco tempo depois de quando Sabrina e eu começamos a frequentar os eventos cariocas de boardgames – já estávamos no hobby há algum tempo (Sabrina desde 2016 e eu desde 2013), mas acabamos, por motivos variados, apenas jogando na casa de amigos durante esse tempo. Tínhamos saído da cidade durante um fim de semana, com o intuito de relaxar (levando vários jogos na mochila, claro), e em um dado momento começamos a discutir um assunto que pairava sobre minha cabeça, em particular: queria retomar os planos de desenvolver jogos de tabuleiro, que se iniciaram em 2014, mas que foram engavetados por conta de outros projetos pessoais.

Por essa época, eu tinha dois protótipos, ambos criados por volta de 2014. Porém, segundo aquela regra de ouro do desenvolvimento (“não começarais com protótipos grandes”), nenhum deles era exatamente adequado para um desenvolvedor iniciante, pelo número de componentes e pelo tempo de jogo – não que fossem imensos, mas comecei a perceber que era necessário começar com um jogo relativamente “pequeno”, mas que fosse simpático, temático e divertido. E foi aí que a Sabrina, que ainda nem pensava em desenvolver jogos, veio com aquela maravilhosa frase: “Queria um jogo sobre sereias!” Depois de alguns segundos, me veio o pensamento: “Tá aí, com certeza a Sabrina não é a única que quer isso!” Logo depois, uma enxurrada de ideias dentro desse tema nos encheu de otimismo.

Passamos o resto do tempo relacionando algumas dessas ideias: sereias cantando para embarcações, porque querem seduzir as almas dos navegadores, mas individualmente competem entre si e se anulam; portanto, surgem regentes musicais para reunir as vozes diferentes em corais e, assim, potencializar a empreitada de capturar as embarcações. Com isso, tematicamente faltava apenas o lugar onde toda essa “trama” aconteceria. A ideia inicial girou em torno de ser uma baía, por onde os navegadores tinham de passar – motivo pelo qual, durante algum tempo, o projeto tenha se chamado “Baía da Perdição” (sim, parece nome de filme B que fica reprisando na TV de madrugada, eu sei), nome esse que a Sabrina, com seu bom senso, detestou desde o início.

Teimoso que sou, fiz esse nome durar algumas semanas, até que enxerguei o quão ruim era, levando em consideração a proposta do jogo em si, principalmente. E aí, caímos no óbvio: seria perfeito chamá-lo de “Sereias”! No final das contas, após essa decisão, a Baía da Perdição virou a Costa do Sol, em referência ao imaginário marítimo e também à clave principal da notação musical, e começamos a brincar mais com o referencial musical-marítimo. Essas decisões temáticas iniciais acabaram influenciando muito no desenvolvimento do jogo, facilitando em muito a escolha de mecânicas que íamos testando no projeto, inclusive.

Porém, era só o início, e agora viria o primeiro desafio: montar o primeiro protótipo jogável. Mas isso fica para o próximo capítulo, quando novos ventos soprarem.


E não é que não era só a Sabrina que queria um jogo de Sereias? Gatos adoram peixes, vocês devem saber… Sereias então…

Quem mais aí gostou do tema? Contem pra gente, vocês também devem saber que Gatos são – só um pouquinho – curiosos, né?!

E se quiserem acompanhar nosso projeto mais de perto, fiquem de olho na página do jogo no Facebook e também na página da Potato Cat.

Um abraço batatoso em todos!

– Gato Batata

 

Anúncios

2 comentários em “#01 Sereias – “Queria um jogo sobre sereias!””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s