New Eden Project – DevLog 05

Adaptações e Conteúdo Extra

Sejam muito bem vindos ao 5º e último DevLog de New Eden Project!

Depois de conversas muito legais a respeito de tema, mecânica e arte do jogo, nesse último assunto, falaremos sobre adaptações e variantes que incluímos ao jogo base ou que, com um pouco de sorte, poderemos adicionar como conteúdo extra durante o financiamento coletivo.

Curioso pra saber do que se trata? Então vamos começar! E não se esqueça, se você perdeu algum de nossos DevLogs passados, leia aqui para ficar por dentro de absolutamente tudo!

Bom, hoje eu vou começar com uma pergunta: Como você imagina que é definido o número de jogadores que podem jogar um determinado jogo?

No Café Express, por exemplo, o jogo foi projetado especialmente para 2 jogadores, então essa pergunta é respondida bem facilmente. Mas na grande maioria dos jogos, sempre há aquela reclamação “poxa, aqui só cabe 5 jogadores, poderia haver um 6º, né?”, ou então um “esse jogo funciona perfeitamente para 3 ou 4 jogadores, mas com 2 ele fica meio quebrado…”

Bem lá no comecinho, quando tivemos as primeiras ideias para o New Eden, ele era um jogo para 2 a 5 jogadores. Esse número era basicamente um chute, sendo bem sincero aqui.

Não é nem um pouco estranho um jogo competitivo não festivo ser projetado para 2 a 5 jogadores. Mas você já parou pra pensar o porquê desse número? E mais importante ainda, como o game designer conseguiu fazer o jogo funcionar realmente pra esse número?

Existem várias regras e características importantes que podemos considerar aqui, como tempo de jogo, fluxo das ações, interação entre os jogadores, quantidade de componentes e recursos, etc. Enfim, várias coisinhas que não cabe à nossa conversa de hoje.

Mas vocês se lembram que eu disse que o New Eden funcionava de 2 a 5 jogadores? Então, isso era o que a gente esperava, no entanto acabou não sendo bem assim…

Atualmente, ele funciona para 2 a 4 pessoas. Excluímos a possibilidade de um 5º jogador, pois com os testes percebemos que as opções e o fluxo do jogo acabavam sendo comprometidos. Por um tempo, consideramos criar novas cartas que fossem adicionadas às partidas com 5 jogadores, mas decidimos por fim que isso iria atrapalhar bastante o setup. Sem contar que o jogo, apesar de ser um card game, ocupa bastante espaço na mesa, e adicionar um jogador iria exigir uma mesa ainda maior!

new-eden-na-mesa.jpg
Mesa cheia numa partida com 4 jogadores. Ah, nós gravamos essa partida, em breve vocês poderão assistir 😉 

Ainda assim, o jogo ainda precisou de adaptações.

Isso porque para cada quantidade de pessoas numa partida, algumas coisas funcionam de forma diferente. Um grande exemplo é a fila de compras, que rodava bem mais com 4 jogadores, enquanto que com dois as cartas quase não saíam do lugar.

Foi pensando nisso que criamos algumas regrinhas específicas para o modo de 2 jogadores, mudando o custo de compra e exigindo que a carta mais à direita da fila sempre seja descartada ao fim do turno de cada jogador.

Com isso, o dinamismo do jogo muda, fluindo mais rápido e acabando mais cedo. Até o tempo de jogo também se altera nesses casos, caindo para quase metade!

Já para 4 jogadores, a mesa precisa ser grande e ora ou outra acontece aquela travada, e sempre tem aquele que perde mais segundos do que deveria para realizar sua ação.

New Eden Fila de Compras.png
Com 2 jogadores, o custo das cartas aumenta, e a distribuição delas na fila é diferente.

A experiência de testar o jogo com várias quantidades de jogadores foi bem rica pra gente, e nos fez repensar formas de equilibrá-lo e encontrar soluções para algumas ocasiões. Como consequência, isso acabou nos mostrando que New Eden pode funcionar de formas distintas, mas todas bem legais.

E mesmo com essas nuances, ele continua sendo um jogo que proporciona sempre várias estratégias e estilos de jogo, dando liberdade para o jogador tomar decisões importantes. Por outro lado, toda essa assimetria depende das estratégias e escolhas adotadas pelo jogador, e praticamente por nenhum outro fator.

Isso não é nem positivo, nem negativo. É apenas uma característica do jogo, bem comum, inclusive, nos jogos de estilo Euro, que foi o que mais buscamos nos assemelhar.

De toda forma, com nossos 2 jogos já lançados, descobrimos que o público brasileiro gosta muito de assimetria por poderes variados. Sério! Quase todo mundo gosta disso!

Então, boa notícia! O New Eden não possui essa característica, mas talvez isso isso mude no jogo final. Vai depender apenas de vocês!

Nós pensamos em incluir novos elementos no jogo, que pudessem trazer uma assimetria desse tipo..

Uma das ideias foram as cartas de “Empresa”. Com elas, cada jogador assume o papel de uma empresa específica e tem uma habilidade única para usar durante o jogo, como mais pontos de compra ou facilidade em guardar cartas para usar mais tarde.

Uma segunda ideia foi criar cartas de “Profissionais”. Elas são cartas de objetivos extras que os jogadores podem cumprir ao longo da partida, para garantir mais pontos. Numa espécie de corrida, o jogador precisa ser rápido para adquiri-la antes dos demais, pois a carta está à disposição de todos desde o início do jogo.

Essas cartas já estão sendo trabalhadas e balanceadas, e os resultados estão sendo bem positivos!

Com elas, o jogo consegue ter uma vida útil ainda maior, e certamente vai agradar demais os jogadores. No entanto, nosso orçamento já está fechado, e adicionar cartas significa adicionar custos.

Pensando nisso, decidimos colocar essas cartas como meta no Financiamento Coletivo (que inclusive começa ainda nesse mês de maio). E é por isso que tudo depende de vocês. Batendo as metas, teremos mais cartas e variantes bem legais pro jogo!

E já que estamos falando em metas, é claro que várias outras metas existirão. Algumas delas vão focar exatamente nisso: componentes extras. Outras proverão melhorias aos componentes, para que tenhamos um jogo com ainda mais qualidade do que já prevemos para a versão básica! E temos também as surpresas e os brindes, que aí vocês só vão ficar sabendo quando o financiamento coletivo começar.

 

Então, acho que tudo que posso dizer agora é para que fiquem de olho.

Foi muito bom pra mim ter todas essas conversas legais com vocês, falando um pouquinho do nosso processo de criação e destacando o que mais achamos importante no jogo. Espero que tenham curtido também, e que tenham se interessado pelo jogo.

Nesse financiamento coletivo, queremos continuar acertando o que já estávamos acertando nos financiamentos passados e corrigir os erros que porventura acabamos cometendo anteriormente. E seria imensamente gratificante para todos nós da Potato Cat saber que vocês estão conosco nessa empreitada.

Tentaremos ser totalmente transparentes e dedicados com vocês, e vamos fazer de tudo para que New Eden seja um grande jogo, ainda que numa caixa relativamente pequena.

Em breve, novos DevLogs de outros jogos nossos surgirão, e enquanto isso nos vemos pelas sempre conectadas redes sociais.

Um forte abraço, e não se esqueçam:

Quando o mundo ruir, construa o seu próprio paraíso!

Meow

Anúncios

Um comentário sobre “New Eden Project – DevLog 05”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s