New Eden Project – DevLog 04

Arte e Design

Olá amigos! Bem-vindos ao quarto DevLog de New Eden Project!

Desta vez, esta bola de pelo e casca que sou eu, o Gato Batata, vem falar sobre um dos pontos mais comentados sobre o jogo: a arte!

Vou contar um pouco sobre nossas inspirações e referências, e claro, mostrar o resultado que obtivemos.

Lembrando que, se você não leu nossos DevLogs anteriores, não deixe de ler. É só clicar aqui.

Como vocês devem ter notado, o New Eden é um jogo extremamente visual. Acredito que um dos pontos mais fortes dele é a arte, e a recepção do público quanto a isso tem nos deixado muito satisfeitos, principalmente porque nossos esforços pareceram ter dado certo.

Desde quando começamos a criar o jogo, sempre foi um desejo deixá-lo bem colorido e chamativo. Mesmo quando estávamos criando o primeiro protótipo, buscamos pegar imagens bonitas na internet, que conseguissem ilustrar a visual do jogo e saltassem aos olhos dos jogadores.

A gente até gastou mais tempo do que o previsto com a busca dessas imagens. Mas tudo isso foi recompensado quando, no primeiro teste aberto, tivemos exatamente o resultado que buscávamos: pessoas sendo atraídas para a mesa do jogo com curiosidade e interesse.

Quando a gente sentiu que o jogo estava andando bem e logo estaria pronto para ser lançado, buscamos um ilustrador.

A Jéssica Lang, nossa parceira desde o Cartas a Vapor, primeiro jogo que lançamos, já era uma certeza para o design gráfico, mas pensamos que seria mais interessante buscar alguém especializado em criar cenários. Então fomos às pesquisas de portfólios (o que é muito difícil, porque temos muitos portfólios incríveis por aí mas, ao mesmo tempo, é complicado encontrar exatamente aquilo que você procura).

Pesquisa vai, pesquisa vem, acabamos encontrando o Tiago Sousa. O trabalho dele nos despertou interesse por focar justamente em cenários e ter um traço mais realista e sério. Felizmente, fechamos contrato com ele bem cedo e tivemos 6 meses ótimos de criação das artes.

artes Tiago Sousa.png
Outras ilustrações do Tiago, que podem ser encontradas em seu portfólio no ArtStation.

Acredito que o Tiago poderia explicar muito melhor cada processo e escolha aqui, mas vamos tentar sintetizar um pouco do que buscamos, e deixaremos esses aprofundamentos para o artbook (oops! Spoiler!!)

Inicialmente, o escopo do projeto contava com 6 estilos arquitetônicos, mas depois de vários testes e balanceamentos, optamos por retirar 1 deles. Os estilos que permaneceram então foram: Renascentista, Gótico, Sustentável, Desconstrutivista e Futurista.

Cada um desses estilos precisava ter um visual totalmente diferente, com cores, formas e características bem marcantes. A Jéssica também ajudou bastante aqui, definindo paletas de cores e conseguindo boas referências para cada estilo arquitetônico.

O Renascentismo coloca o homem, a razão e a beleza no centro de tudo. Ver estátuas de homens nus não será por acaso nas cartas desse estilo. Decidimos utilizar tons pastéis e formas abobadadas aqui, dando uma impressão de delicadeza e soberania.

New Eden Renascentista.png

Contrastando essa leveza, temos o Gótico. Aqui apostamos nas construções pontiagudas, sempre apontando para o céu, e em cores fortes, como o roxo e o dourado. Há também bastante referência ao Cristianismo em praticamente todas as imagens.

New Eden Gótico.png

Para as artes Sustentáveis, focamos bastante nas cores verde, amarelo e azul. A natureza ficou bem destacada nessas cartas, e até mesmo construções mais fechadas receberam cuidados com iluminação, vegetação e tecnologia sustentável.

New Eden Sustentável.png

O estilo Desconstrutivista foi o mais louco, em vários sentidos. Esse é um estilo bem moderno, e as referências que encontramos nos fizeram rir várias vezes. Com a liberdade de criar imagens beirando – e às vezes ultrapassando – o non-sense, brincamos bastante com as formas. As cor predominante escolhida foi o amarelo, embora várias outras tenham sido aproveitadas também.

New Eden Descons.png

E por fim o Futurista. Vocês podem dizer “mas Futurista não é estilo arquitetônico”. E eu digo: ainda! Afinal, estamos falando do futuro. E não poderíamos ficar sem isso no jogo. Com bastantes tons azuis, representando a tecnologia avançada, e formas ora circulares ora pontiagudas, apostamos em criações com bastante neon, veículos voadores e até mesmo portais!

New Eden Futurista.png

Além disso, as cartas também eram separadas em 6 tipos de local únicos: muro, construção, centro, subúrbio, área verde e monumento.

Com isso, chegamos a 30 ilustrações diferentes: 1 para cada combinação de estilo arquitetônico com tipo de local.

New Eden Gótico todos.png
Ilustrações do estilo Gótico. De cima para baixo, da esquerda para a direita: Muro, Construção, Centro, Subúrbio, Área Verde e Monumento.

Isso, claro, sem contar com os Curingas.

O Lixo Atômico é o curinga “negativo”. Ele indica os resquícios da Guerra que não puderam ser encobertos, mesmo com todo esforço em tornar tudo belo. É como aquela parte do projeto que você deixa para pensar mais tarde, mas acaba nunca pensando.

O Novo Éden é o curinga “positivo”. Ele representa a união de todos os tipos e estilos em uma única imagem. A árvore, no centro, simboliza a criação e o paraíso. Cada galho dela retrata um dos estilos arquitetônicos, com suas características mais marcantes.

curingas-e-caixa.png

Essa ilustração do Novo Éden, inclusive, foi escolhida para formar a caixa do jogo, pois retrata perfeitamente a ideia do jogo.

Caixa.png

Outro ponto importante no jogo foi combinar o design gráfico com a ilustração. Todas as cartas são bastante iconográficas e esses ícones precisavam ficar bem visíveis ao mesmo tempo que não poderiam atrapalhar a arte.

A Jéssica conseguiu fazer isso de forma bem elegante, com ícones simples, bem clean.

Um desafio que tivemos aqui foi conseguir indicar o estilo arquitetônico e o tipo de local da carta sem lotá-la de ícones. Nossa referência aqui foi do jogo Anime Saga, que teve o mesmo trabalho nas cartas de ação.

anime eden.png
À esquerda, uma carta do Anime Saga, que possui sempre um tipo de ação e uma cor. À direita, uma carta do New Eden, que sempre deve possuir um Tipo de Local e um Estilo Arquitetônico.

Cada estilo arquitetônico recebeu uma cor e um brasão que o representasse. E cada tipo de local recebeu uma forma geométrica, que seria preenchida pela cor do estilo respectivo.

Como esse é um elemento MUITO importante no jogo, até hoje estamos avaliando e reavaliando se estamos satisfeitos com todas as formas e cores. É bem provável que até durante o financiamento coletivo estaremos realizando mais e mais testes de interface, para deixar tudo o mais perfeito possível.

New Eden icones 1.png
As 6 formas geométricas se repetem para cada Estilo Arquitetônico. Nessa imagem, os ícones verdes são os Sustentáveis, e os roxos são os Góticos.

Ainda sobre as cartas de Pedaço de Cidade, decidimos também colocar nomes em cada uma delas. Esse é um ponto bem curioso do jogo, pois apesar de ser totalmente desnecessário, ele conseguiu trazer uma imersão ao tema bem legal.  

Alguns nomes de locais, inclusive, fazem referência a grandes nomes da arquitetura ou elementos e características do Estilo Arquitetônico correspondente.

Pensamos, algumas vezes, em removê-los, mas foi a versão final de Os Incríveis Parques de Miss Liz, e o feedback positivo que ela recebeu, que nos fez optar por ficar de vez com esse pequeno detalhe!

New Eden nomes.png
Na esquerda temos a Clorovila, uma das áreas verdes sustentáveis do jogo. Na direita temos a Cafeteria Café Express, homenagem ao nosso jogo de mesmo nome, e o Gira-Polvo, ambas localidades d’Os Incríveis Parques de Miss Liz.

Outros ícones também foram trabalhados para as cartas de Pedaço de Cidade, Epifania e Requisito de Edital. Tentamos deixar tudo o mais simplificado possível, para não sobrecarregar as cartas. Também trabalhamos no design das outras cartas, sempre buscando deixá-las com o tom clean que o jogo pede.

New Eden icones 2.png
Alguns dos ícones do jogo. Da esquerda pra direita: Pontuação, Instalação Subterrânea (do tipo Abrigo), Estilo Arquitetônico genérico, Tipo de Local genérico, Efeito virar carta 180 graus, 1/3 de Estrela de Requisito. Existem vários outros!

E por fim, mas não menos importante, tivemos também o trabalho com o logotipo e com a fonte utilizada nos textos.

Nosso logotipo é, basicamente, um texto, sem firulas excessivas. Isso porque acreditamos que, para representar qualquer um dos 5 estilos arquitetônicos e ainda assim indicar que estamos falando de um jogo de construção de cidade e arquitetura, seria melhor apostar na simplicidade, trazer foco para as ilustrações. O logo do jogo possui duas versões. Uma delas somente com o texto, e a outra com uma espécie de “moldura” feita a partir de formas geométricas. Essa segunda versão foi pensada para a caixa, para que o logo se encaixasse à ilustração da árvore e ficasse mais congruente.

New Eden logos
O logo também possui versões em diversas cores, para se adaptar melhor ao fundo no qual será aplicado

Toda a arte e o design gráfico do jogo estão concluídos e New Eden Project, hoje, já está 98% pronto para ser produzido, podendo receber apenas alguns ajustes finos.

Esperamos que todo esse esforço com o visual reflita em uma experiência agradável a todos os jogadores, trazendo mais interesse e imersão às partidas. E esperamos, acima de tudo, que a arte seja apenas um atrativo, mas que não seja o único ponto positivo do jogo.

E bom, no quinto e próximo capítulo, volto para falar sobre um último assunto: as adaptações, variantes e possíveis conteúdos que poderemos incluir ao jogo.

Então, nos vemos na próxima semana? Enquanto isso, não deixe de nos acompanhar pelo facebook, hein?

Um forte abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s