1º Desafio Lúdico

Olá amigos, Gato Batata falando aqui!

Hoje eu vim falar sobre algo um pouco diferente. É uma mistura de notícia e resenha sobre o 1º Desafio Lúdico.

Mas afinal, o que é esse tal de desafio?

Bom, na verdade, ele é mais uma brincadeira criada no grupo de desenvolvedores de jogos, o Desenvolvedores de Boardgames, Cardgames e afins, que nasceu depois do Diversão Offline SP, em março desse ano (2018).

Acontece que, durante o evento, a Ludeka presenteou vários game designers com um kit de componentes em branco, para que eles pudessem criar seus próprios jogos a partir do zero. Nesse kit temos cartas, tokens, dados, meeples e até um bloquinho de anotações. Com certeza, dá pra criar muitas coisas diferentes com esse material, não é mesmo?

Animado com essa iniciativa da Ludeka, o Adley Oliveira declarou aberto, no dia 13 de março, o 1º Desafio Lúdico!

O desafio, que teve 40 dias de duração (acabou no dia 22 de abril), não visava nenhuma premiação, mas foi bem recebido por muitos membros do grupo.

Para participar era bem simples: criar um jogo utilizando todos ou parte dos componentes do kit e postar as informações dele (fotos, descrição rápida e link para manual) no próprio grupo de desenvolvedores, com a hashtag #1desafioludico.

Nós aqui da Potato Cat tentamos participar do desafio, mas com a correria da produção do New Eden Project, não tivemos muito tempo para aperfeiçoar as ideias que tivemos. Mesmo assim, no final do post vou deixar um resuminho de um dos jogos que começamos a criar 😉

Mas o legal é que algumas pessoas realmente se empolgaram e criaram seus jogos! Não foram muitas, infelizmente, mas os poucos jogos que participaram me pareceram muito divertidos e criativos.

jogos_desafio.png
Imagens dos protótipos do pessoal

Os participantes e seus respectivos jogos foram:

  • Jorge Luís Rocha, com 2 jogos. “De Repente”, um jogo de criar rimas de “repente” um gênero musical bem popular aqui no Brasil; e “Pato Queng”, um drinking game com regras bem simples mas que parece promover bastante risadas.

Link para os manuais: De Repente e Pato Queng


  • Ron Halliday, com o jogo The Nine Templars, um abstrato cooperativo e bem bonito que utiliza somente tiles e meeples.

O jogo acabou não ficando completo a tempo para o desafio, mas considerei aqui pois achei que sua premissa foi bem trabalhada.


  • Sabrina do Valle, com o jogo “Os Moscovis”, um cardgame competitivo, rápido e leve que simula a jornada de aranhas papa-moscas pela busca de moscas para comer.

Link para o manual: Os Moscovis


  • Sanderson Virgolino, com o jogo “Atomic Bots”, também um cardgame competitivo no qual os jogadores precisam construir os melhores robôs durante 3 rodadas para ficar em primeiro lugar.

Link para o manual: Atomic Bots

 

Pelo que eu vi dos jogos, eles utilizaram poucos componentes do kit, talvez porque assim ficaria mais fácil de fazer um jogo simples e rápido, que pudesse ser trabalhado em 40 dias, ou pela própria característica dos game designers.

A maioria também utilizou as cartas como componente principal, enquanto os dados foram deixados de lado.

Seria muito legal ver novos desafios como esse acontecendo, periodicamente, lá no grupo, e com mais gente participando. 

Desafios como esse, que funcionam como uma Game Jam mais demorada, são ótimos para todos que querem desenvolver jogos. Isso porque estimulam o pensamento e te colocam em adversidades (como a restrição de componentes ou de tempo). Então nós da Potato Cat achamos super válido que isso continue daqui pra frente.

Poderia até ter uma premiação simbólica para quem fizesse o jogo mais interessante, como forma de incentivo aos participantes. Quem sabe a Potato Cat não possa dar uma mãozinha pra isso?! 

E como eu disse, a gente teve algumas ideias de jogos. Foram umas 4 ou 5, mas infelizmente não tivemos tempo de trabalhá-las.

O único joguinho que criamos e conseguimos testar (somente 2 vezes) foi o “Deuses”.

Nele, cada jogador representa um deus de alguma mitologia, que quer conseguir a maior quantidade de seguidores. O jogo é bem abstrato, no fim das contas, e se encaixaria com qualquer tema, mas achamos que a temática de deuses poderia ficar bem legal.

Aqui vão algumas informações sobre ele:

Autores: Kevin e Samanta Talarico

Quantidade de jogadores: 2 a 4

Tempo de partida: 30 minutos

Mecânicas utilizadas: Movimento ponto a ponto, habilidades variadas, set collection, controle/influência de área, pegar e entregar.

Componentes utilizados: 4 cartas de deuses, 8 meeples de emissários (2 de cada cor), 40 marcadores de seguidores (10 de cada cor), 20 tiles hexagonais.

deuses.jpg
Preparação de uma partida de “Deuses”

Cada jogador está representando um deus, indicado por uma das 4 cores. Com os tiles hexagonais, formamos o tabuleiro, e em cada tile colocamos 2 marcadores de seguidores de cores diferentes.

Os seguidores possuem também 4 cores diferentes (as mesmas dos deuses), e cada cor tem sua habilidade.

Os azuis movem-se um tile e puxam um marcador de outra cor que está em um tile adjacente para o tile que se encontra.

Os vermelhos movem-se um tile e empurram um marcador de qualquer cor que está no tile que se encontra para o tile à frente.

Os verdes movem-se um tile e empurram o marcador de qualquer cor que está no tile que se encontra para o tile que estava anteriormente.

E os amarelos se movem a quantidade de tiles igual a quantidade de cores de marcadores presente do tile que se encontra. Todos os marcadores são removidos do tile e colocados nos tiles percorridos, uma cor de cada vez, sendo o amarelo o último a ser deixado no tabuleiro.

Durante o jogo, os jogadores precisam mover esses marcadores de seguidores pelo tabuleiro (de qualquer cor, não precisa ser a do seu personagem), com o objetivo de juntar 5 marcadores de sua cor em um único tile. Ao fazer isso, os 5 seguidores são trocados por um meeple de emissário. Emissários, a cada rodada, adicionam um marcador de seguidor ao tabuleiro, em um tile adjacente ao seu, até que todos os marcadores retornem ao tabuleiro. Eles também podem ser movidos com as mesmas regras dos marcadores de seguidores.

O jogador que colocar seus 2 emissários no tabuleiro primeiro vence o jogo!

Enfim, é isso aí. Espero que mais desafios aconteçam daqui pra frente e espero também conseguir participar desses próximos. Deixo aqui meus parabéns a todos que gastaram seu precioso tempo participando disso!

Um abraço e até o próximo post.

Meow!

Publicado por

Potato Cat

Olá! Eu sou um gato. E uma batata. E também uma empresa de jogos. Leia um pouco do conteúdo desse blog e certamente você saberá bem mais sobre mim ;)

2 comentários em “1º Desafio Lúdico”

  1. Ótima abordagem do desafio!
    Com relação à parte que fala sobre premiação, particularmente não gosto muito, porque acaba tirando o aspecto coletivo desse tipo de desafio, que acaba funcionando mesmo como uma jam mais longa, como vocês falaram. E jam é bem bacana! =D
    O que talvez a Potato Cat poderia fazer, e seria muito legal, é criar seu próprio desafio lá na comunidade de desenvolvimento, com bastante instruções, como foi esse do Kit LudensLab. E aí, acho que bem melhor que premiação é meio que “certificar” a participação de cada uma, seja como numa postagem (assim como vocês fizeram aqui) ou então num portalzinho, igual acontece com a Global Game Jam, ficando lá registradas as criações da galera (esse ano, inclusive, participamos da Global Game Jam fazendo jogos de tabuleiro e foi um barato). =)

    Curtir

    1. Oi Joca! Pois é, a gente tá realmente pensando em fazer alguma coisa parecida sim. Pode aguardar por notícias legais 😀
      Quanto à premiação, pensamos em algo bem simbólico e que não desqualifique ninguém. A ideia não é promover um jogo só, mas sim incentivar mais pessoas a participarem. E sim, certificar a participação é essencial, fazendo uma espécie de catálogo com os jogos que nasceram com o desafio.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s