New Eden Project – DevLog 01

Quando o mundo ruir, construa seu próprio paraíso

Neste DevLog, este bonito felino tubérculo, euzinho, o Gato Batata, iniciará uma pequena série de conteúdos sobre nosso terceiro jogo: o também bonito e divertido New Eden Project.

Dessa vez vamos tentar sintetizar o conteúdo e desenvolvimento do jogo em 5 capítulos, sempre com várias referências, dicas de game design e descrições objetivas. Hoje, vamos começar falando sobre como o jogo nasceu.

Está preparado para adentrar este mundo caótico e exuberante em plena 3ª Guerra? Se sim, vamos lá!

 

New Eden Project surgiu, simultaneamente, de um tema, uma mecânica e uma premissa, que se conversavam muito bem desde o princípio.

Foi durante o desenvolvimento de Café Express que Sra. Meow percebeu – assim como qualquer um deve ter percebido – que os 2 primeiros jogos da Potato Cat têm um visual majoritariamente em tons de marrom, amarelo e dourado. Oras, essas cores combinam perfeitamente com temáticas Steampunk e Faroeste, e combinam bastante com essa batata que vos fala, no entanto Sra. Meow queria fazer enfim um jogo bem colorido, com cores vivas e vibrantes que preenchesse toda a mesa e despertasse o olhar.

A premissa, então, estava ali. Com isso foi fácil unir um tema e uma mecânica que casassem bem: construir cidades bonitas colocando e conectando cartas umas com as outras. Tivemos inicialmente a dúvida de utilizar cartas ou tiles, e também pensamos bem antes de definir o tamanho e formato ideal, mas chegamos à conclusão de que cartas em tamanho padrão seriam a melhor opção por diversos motivos (são mais baratas, valorizam a arte mas não ocupam tanto espaço e se adequam bem à mecânica de conexões que criamos).

Vou ter que confessar aqui que criar esses primeiros conceitos sobre o jogo foi bem fácil. Mas o que veio a seguir… bem, isso nos deu bastante trabalho!

Inicialmente, a ideia era criar um jogo leve e rápido. A inspiração principal, nesse ponto, foi o jogo Coloretto, um set collection com regras muito simples. Por outro lado, optamos por adicionar regras mais robustas em nosso jogo, visando torná-lo um tile placement diferente. Nossa referência para a conexão das cartas nasceu após uma partida do protótipo Fanfare Vikings, do Estevão Puggina, no qual precisamos conectar cartas de vikings no salão de Valhalla através de ícones de “meio círculo”.

Fanfare Vikings.jpg
Sr. e Sra. Meow conhecendo e testando o “Fanfare Vikings”

Quebrando bastante a cabeça, começamos a criar alguns sistemas interessantes que poderiam se encaixar no jogo. O jogo já não era mais um set collection e se afastava um pouco da primeira referência que utilizamos – o Coloretto -, além disso seu sistema de pontuação ainda estava bem falho. Nós vamos falar um pouquinho sobre essa trajetória em outro capítulo. Mas o importante é que estávamos conseguindo caminhar bem, e junto a isso surgia uma definição mais concreta para a temática e o universo de New Eden Project.

Nessa parte, Sr. Meow ajudou bastante. Partindo do princípio de que queríamos construir cidades bonitas, mas que beleza é beeem relativo, a gente decidiu colocar várias opções na mão do jogador. Então pensamos em colocar estilos arquitetônicos diferentes para compor a cidade, desde as estatuetas e cúpulas abobadadas do Renascentismo até as cidades flutuantes do Futurismo. Nosso primeiro protótipo já contava com isso, utilizando imagens da internet mesmo, para sintetizar a ideia.

12.jpg
Primeiro playtest aberto do jogo: as imagens foram pegas na internet e os objetivos de pontuação ainda eram anotados num caderno 😮

Com isso, o jogo deixava de ter uma época específica, e, ao nosso ver, pedia por um universo paralelo. Foi então que o jogo, anteriormente chamado apenas de “New Eden”, recebeu o “Project” em seu título. Se no jogo Manhattan Project nós estamos construindo as bombas do projeto armamentista, em “New Eden Project” nós estamos construindo o projeto de reconstrução das cidades destruídas pela guerra. Nosso jogo não se passa no mesmo universo e não tem relação com o jogo que nos serviu como inspiração, mas algumas referências, inclusive visuais, nós tiramos dele.

manhattan project.jpg
Tabuleiro do Manhattan Project, com um visual “antigo” que inspirou algumas cartas do New Eden Project.

Então todo nosso universo foi criado!

Em uma suposta 3ª Guerra Mundial, cidades são destruídas da noite pro dia, e reerguidas do dia pra noite. Como um colírio aos olhos das vítimas dessa cruel guerra sem sentido, as empresas de Reconstrução Emergencial de Cidades surgem para trazer beleza àquilo que morreu, enquanto, por trás dos muros e construções, governos imperam sobre outros e continuam evoluindo seu poder militar.

Em New Eden Project, os jogadores representam as melhores empresas do ramo, inscritas no edital de construção do Novo Éden, e concorrentes assíduas pela vitória e a chance de participarem desse marco. É preciso seguir um único lema, e ser o melhor nele: Quando o mundo ruir, construa seu próprio paraíso!

lixo e eden.png
Do lixo e destruição à perfeição! Ilustrações de algumas cartas do jogo, pelo talentoso Tiago Sousa

Em busca desse propósito para nosso próprio jogo, trabalhamos nele durante quase 1 ano, virando e revirando suas mecânicas, ajustando iconografias e buscando nomes para cada pedaço da cidade. Hoje ele está quase pronto e agradando bastante todo mundo que o tem testado.

Imagino que vocês estejam com vontade de saber mais sobre como ele ficou, mas imagino que já leram bastante por hoje. Então na próxima semana voltamos com um novo capítulo, no qual vamos falar mais sobre as mecânicas do jogo e como jogá-lo.

Não se esqueçam de ler as outras postagens de nosso blog e nos acompanhar no Facebook. Vocês também podem visitar a página do New Eden Project na Ludopedia, e quem sabe, caso já tenha jogado o jogo, deixar sua nota e seu comentário.

Eu vou ficando por aqui, mas não sem antes desejar um abraço quentinho e acolhedor. Até a próxima!

 

Anúncios

Publicado por

Potato Cat

Olá! Eu sou um gato. E uma batata. E também uma empresa de jogos. Leia um pouco do conteúdo desse blog e certamente você saberá bem mais sobre mim ;)

Um comentário sobre “New Eden Project – DevLog 01”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s