Café Express – DevLog #07

Um Personagem para cada gosto

—–

Muitas vezes, o que faz uma história são os seus personagens. Seus motivos, suas ambições, sua forma de se mostrar ao espectador. Em Café Express, não queríamos que fosse diferente, e foi por isso que criamos personagens icônicos, bravos e com histórias realmente significantes.

Neste DevLog, esse felino admirador de boas personalidades, que sou eu, o Gato Batata, vem falar sobre os personagens de Café Express. Vamos descobrir qual é mais a sua cara?

Lições aprendidas: Variedade, muitas vezes, pode ser um elemento chave para um jogo, principalmente se ele possui mecânicas baseadas em assimetria. Para que essa variedade funcione, no entanto, você precisa ter uma base bem consolidada de mecânicas e regras. Comece com pouco, mas faça o pouco bem feito, e então as engrenagens vão se encaixando naturalmente no decorrer da criação de novos personagens, novas ações e novas habilidades.

Dica do Gato: Crie personagens que não sejam apenas rostinhos bonitos. É importante dar motivações e características a eles, mesmo que isso nem seja o mais importante no jogo. Isso vai fazer com que você cative o público, e também com que consiga trazer verossimilhança na hora de criar as habilidades de cada um.

Ah, mas antes de começar: se você ainda não leu nossos outros DevLogs, agora é a hora. Você pode acessá-los todos por aqui.
E agora sim, vamos ao papo!

—–

Em capítulos anteriores, eu já havia apresentado 2 personagens do jogo. A autoridade Xerife Melitta, e o Fora-da-Lei Pistoleiro 4 Corações, se lembram? Esses foram os primeiros personagens que imaginamos logo no comecinho de nossa jornada de criação, e até hoje eles servem perfeitamente para ilustrar e protagonizar todo o conceito de Café Express. Não é à toa, são eles as duas figuras em destaque na caixa oficial do jogo.

Caixa Frente
A ilustração da nossa artista Jéssica Lang ficou incrível, não?!

Mas seria muito injusto criar um jogo onde somente eles tivessem vez. E foi por isso – e também pelos pedidos mais que carinhosos de muitos jogadores – que continuamos dando vida a mais personagens!

E daí nasceram outras duas figuras igualmente fantásticas: a nativa Antares – A Estrela do Oeste, e o justiceiro Marshall G. Washington – que farão parte da equipe dos Fora-da-Lei e Autoridade, respectivamente.

Assim como Melitta e 4 Corações, ambos fazem referência a marcas e à história do café. Dessa vez de uma forma menos escrachada que a de seus antecessores, mas ainda assim bem marcante. Obviamente, não vou contar pra vocês quais as referências… Ao contrário, vou pedir para vocês tentarem encontrá-las e contar pra gente, ok?

Contudo, vou contar algumas coisinhas a respeito desses dois personagens, desde suas características até suas funcionalidades dentro do jogo.

Antes de mais nada, vamos às figuras:

Antares Fora da Lei
Uma Fora-da-Lei, mas com nobres motivos para tal. Antares tem muita coragem, meus amigos!

Antares é uma indígena norte-americana muito jovem, mas com um sentimento de vingança extremamente grande. Depois que invadiram as terras do Oeste que pertenciam à sua tribo e começaram a plantar café para a economia do Estado, Antares ficou sem rumo. Desolada, jurou vingança e prometeu que nunca mais beberia café, líquido esse que transformou-se em símbolo de destruição para ela.

Por ser uma índia, Antares tem a face pintada, o olhar raivoso e em suas mãos porta um arco e flecha muito perigoso. É com ele que seus ataques são desferidos, por isso sua estratégia de jogo é atacar à distância. Contrapondo toda sua fúria, existe em Antares uma doçura e fragilidade muito peculiares. Com apenas 2 pontos de vida, essa moça sempre vive correndo perigo, e conta com a sabedoria do povo nativo para se proteger e curar.

O meeplezinho da personagem, usado nas cartas de ação, ficou marcado pela cor verde (que ela curiosamente imagina ser vermelho) e a galhada de um cervo, poderoso animal que ela derrotou sozinha.

cartas_antares
Esses chifrinhos estão uma gracinha, não estão?

Do lado oposto, temos outra estrela: O Marshall G. Washington.

Um justiceiro e inventor nato que sempre trabalhou ao lado da Lei, e que hoje detém um dos cargos mais elevados do Oeste. Washington é um homem corajoso e convicto de si, e acredita que a melhor forma de combater o mal é acabando com ele de uma vez por todas. Sem medo de um bom duelo, sua maior habilidade é atirar, sempre que possível. Inclusive, até mesmo quando está encarregado de defender, ele acredita que atacar continua sendo a melhor opção.

Marshall G
A referência para ele é a mais diferente. Alguém reconhece?

Da mesma forma que Melitta, Marshall não possui pontos de vida no jogo, afinal, há paredes muito resistentes de um trem para protegê-lo dos tiros e flechadas que vêm de fora.

Suas cartas de ação são maculadas por um meeple barbudo e bem charmoso. Podemos dizer que G. Washington impõe respeito, não é mesmo?!

cartas_marshall
Cabelo e barba legais para um personagem “legal” até na profissão.

E para o jogo final, esse é o nosso elenco. Quatro personagens de características bem distintas e que irão expressar isso muito bem nas suas cartas de ação, garantindo ao jogador escolhas bem legais na hora de jogar.

Com as cartinhas transparentes que preparamos, será possível combinar as cartas de ações de todos os personagens, até que você escolha o seu jeito preferido de jogar (ou que continue mudando as combinações todas as vezes, para nunca perder a graça).

personagens
À esquerda, as autoridades Washington e Melitta. À direita, os foras-da-lei 4 Corações e Antares. Qual você mais gostou?

Sei que vocês podem estar querendo ainda mais personagens… Eu preciso admitir que também estou! Mas para não deixar o jogo muito grande (nem muito caro, porque isso eu sei que vocês não querem), imaginamos que 4 personagens era o número ideal.

No financiamento coletivo, teremos metas extras que desbloqueiam novos personagens. Se conseguirmos alcançá-las, volto para contar um pouquinho mais sobre eles também.

E hoje eu vou ficando por aqui. Faltam ainda alguns capítulos para terminar a saga de DevLogs de Café Express, e em breve eu volto com outro conteúdo bem interessante e pertinente: a escrita do Manual de Regras. Enquanto isso, fiquem de olho em nosso Facebook para notícias quentes a respeito do Financiamento Coletivo do jogo.

Agora deixem-me ir, pois o café já está no ponto.
Até mais!

Anúncios

Publicado por

Potato Cat

Olá! Eu sou um gato. E uma batata. E também uma empresa de jogos. Leia um pouco do conteúdo desse blog e certamente você saberá bem mais sobre mim ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s