Cartas a Vapor – DevLog #09

As Missões

—–

Cartas a Vapor é um jogo com baralho semelhante aos baralhos clássicos, porém com ferramentas fantásticas que dão um quê a mais à jogabilidade. Além disso, existem também as Missões. Quer entender um pouco mais e ainda por cima ver uma prévia inédita? Então este DevLog é para você.

E se você perdeu alguma coisa ou deseja rever algo nos DevLogs de Cartas a Vapor, clica aqui e dá uma olhadinha em nosso resumo.

—–

Uma das características mais fascinantes dos jogos são sua capacidade de contar histórias de formas diversas. Alguns fazem isso de uma forma que requer uma abstração maior do jogador, enquanto outros colocam a narrativa de forma bem explícita. De uma forma ou de outra, todo jogo pode contar uma história, mesmo jogos clássicos sem enredo explícito, como Gamão, Damas ou até mesmo jogos de Baralho. Nesses casos, fica a cargo do jogador dar um significado ou não ao que está acontecendo.

Jogos modernos de mesa tendem a ser, no entanto, bem mais expressivos e ambientados. É claro que as variações de profundidade de narrativa ainda existem, como podemos ver nos exemplos a seguir.

dixitgame

Alguns jogos, como DiXit, requerem muita imaginação para serem jogados. A cada rodada, uma pequena nova narrativa pode ser formada. Aqui, o jogador é o contador de histórias, sem limites para segurá-lo, sem restrições sobre o que podemos chamar de enredo.

theresistance

Já em outros títulos, como Resistance e uma grande quantidade de Party Games (jogos destinados a grupos ligeiramente grandes de jogadores), o foco da narrativa está em como os jogadores se envolvem. São as tramas criadas na mesa que dão forma ao forma ao enredo, conduzido no universo proposto pelo game designer. E se você não quiser se envolver como autor dessa trama, então provavelmente a má fama de espião cairá sobre você, o que pode ser um grande problema para a sua equipe, seja ela qual for.

content_jogo-de-cartas-dwarf-king-caixa

Como não poderia faltar, e por ser uma das principais fontes de inspiração para o Cartas a Vapor, Dwarf King está mais uma vez entre os exemplos. O jogo apresenta um universo pré-fabricado e uma pequena porção de mini-histórias que podem ser interpretadas pelos jogadores. No entanto, o jogo não traz um grande foco à narrativa, e muitos podem nem perceber a forma como ela vai se molda, mas ela está lá, debaixo dos panos.

02quissama

Para quem não conhece, Quissama é um jogo (por Ricardo Spinelli) e um livro (Maicon Tenfen) baseado em períodos históricos do Brasil. Sim, um caso bem parecido com o de Cartas a Vapor, não é mesmo? A narrativa do jogo tenta retratar o enredo do livro, mas não está limitada a tudo que acontece nele.

E quanto ao nosso jogo inspirado no universo de Brasiliana Steampunk? Ele possui as cartas de Missão. Consistem em informações narrativas e objetivas sobre os eventos que acontecem em Porto Alegre dos Amantes. Ao mesmo tempo que trazem mais informações sobre o cenário retrofuturista onde se passa o jogo, fornece também o objetivo da partida, a configuração do autômato construtor (que cria as ferramentas), como conseguir peças e, por fim, quais Informações Confidenciais são relevantes para o evento.

Parece muita coisa, não é? Mas é tudo bem sintetizado e apresentado de forma amigável em somente três cartas, como os exemplos abaixo.

01_ALL.png

Os textos se apresentam como quadros antigos numa parede, sendo colocados sobre a mesa do jogo e podendo ser consultados quando for preciso. Quase sempre terá alguém perguntando “Qual é a ferramenta mesmo que a gente precisa?” ou “Qual é a Informação Confidencial da vez?”, então recomendamos sempre que os jogadores coloquem essas cartas num local acessível para todos.

Cada missão possui um pequeno trecho narrativo que conta histórias inusitadas do universo de Brasiliana Steampunk, algumas vezes mencionando alguns acontecidos dos textos já publicados, outras criando um enredo completamente novo, e algumas ainda introduzindo elementos que um dia ainda aparecerão em volumes futuros da saga literária.

Confesso que foi um trabalho bem interessante para um Gato Batata! Estudar um universo, pegar referências de tudo o que há e tudo o que está por vir de uma série fantástica de livros, entender a essência das personagens e dos acontecimentos… Interessante e ligeiramente trabalhoso, mas recompensador.

Quando começamos a trabalhar nelas, Enéias Tavares – o autor da série – nos forneceu muitas informações importantíssimas sobre tudo que envolve o Brasiliana Steampunk. Outras coisas foram surgindo aos poucos, conforme ele escrevia novos textos e estruturava ainda mais seu rico universo. Outra coisa muita importanto que ele nos deu foi a liberdade.

Raramente encontraremos oportunidades de trabalharmos em algo que segue os padrões de um todo sem muitas limitações. Enéias, nosso caro amigo, foi muito gentil e demonstrou grande confiança em nós ao permitir que nossas imaginações fluíssem de forma livre.

É claro que algumas coisas foram alteradas no meio do caminho, para que pudessem se encaixar melhor nas novidades que aguardam o Brasiliana Steampunk. E ainda bem que conseguimos alinhar tudo! Pois nos ajudou a criar um background artístico muito mais sólido, convincente e profundo, mesmo com trechos tão pequenos e isolados.

E se você é um humaninho curioso, que tal ficar um pouquinho mais? Aqui vão os títulos de todas as missões que teremos para a versão inicial do Cartas a Vapor:

  1. O Vórtice Misterioso (Que está no exemplo acima)
  2. A Fuga Extraordinária
  3. Noite de Desprazer
  4. As Visões de Vitória
  5. O Memorável Roubo de Mentes
  6. Um Último Vôo
  7. A Criatura do Pântano
  8. Praga do Ar
  9. Retrato de Uma Aventura
  10. Aventureiros & Espiões

Para jogar essas e outras missões (sim! Existem missões exclusivas para eventos e que poderão ser lançadas no futuro), você pode comparecer nos eventos em que iremos estar também! Quando, onde e como? Bem, basta seguir nossa página no Facebook e ficar atento às novidades.

Anúncios

Publicado por

Potato Cat

Olá! Eu sou um gato. E uma batata. E também uma empresa de jogos. Leia um pouco do conteúdo desse blog e certamente você saberá bem mais sobre mim ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s